feedback-efetivo

Um feedback efetivo direciona um liderado e desenvolve sua capacidade de melhorar cada vez mais com o passar do tempo.

Quando ouvimos a palavra feedback, logo imaginamos que seja uma coisa ruim e possivelmente uma bronca virá a seguir, mas nem sempre é assim.

O feedback possui o objetivo de aprimorar, reforçar ou direcionar um liderado e manter um bom clima organizacional. Ou seja, é uma prática que faz parte da cultura e se tornou essencial no ambiente organizacional no decorrer dos anos.

Em português, pode-se traduzir a palavra feedback como “resposta”. Assim, sugere-se que o ato de dar um feedback é a resposta para uma situação.

Isso quer dizer que não necessariamente será uma situação ruim. Muitas vezes, sua intenção é elogiar ou validar a atitude e o desempenho de um colaborador.

Dessa forma, o feedback é usado como ferramenta para melhorar e manter um clima organizacional agradável e exercitar uma equipe engajada.

Além disso, o feedback não deve ser uma prática situacional, onde acontece quase nunca e apenas quando as coisas dão erradas. Ele deve fazer parte da cultura, do dia a dia e ser cultivado como parte da boa gestão de uma organização.

Afinal, o que é um feedback efetivo?

Um feedback nada mais é que uma conversa que um gestor possui com seu liderado com a intenção de direciona-lo para os objetivos.

Com isso, é capaz de manter as melhores práticas e habilidades que o colaborador possui e eliminar o desenvolvimento de práticas não tão adequadas.

Porém não se trata de uma discussão ou uma reunião, mas sim realizado de forma amigável e para o crescimento de todos.

Além disso, o feedback deve ser claro e transformar os liderados em profissionais melhores e não deve ser utilizado como enfraquecimento.

Logo, um feedback efetivo é feito para orientar o colaborador em busca de resultados positivos e consequentemente promover uma melhora na qualidade do ambiente de trabalho.

Porque dar um feedback efetivo?

O feedback é uma ferramenta crucial para o ambiente de uma organização. É capaz de transformar, motivar e promover o engrandecimento da equipe como um todo.

Assim também, deve fazer parte do cotidiano de uma organização e ser parte da estratégia que vai garantir o desenvolvimento cada vez maior dos colaboradores.

Da mesma forma, um feedback efetivo torna possível descobrir e reter os talentos que a empresa possui, evitando desânimo e desavenças no ambiente de trabalho.

Por outro lado, ele identifica os pontos fracos e os medos que cada pessoa enfrenta e fomenta a melhoria contínua dela.

Depois que um membro recebe um feedback, ele possui conhecimento dos pontos que podem ser melhorados e onde está acertando em suas atitudes, bem como entender o que pode ser compartilhado e transferido para outras pessoas.

Ao mesmo tempo, o gestor consegue entender o que os colaboradores sentem ao trabalhar e como está o controle emocional da equipe. Portanto, é uma ferramenta crucial para manter um ambiente agradável e munido de crescimento e aprendizagem constante.

Como fazer um feedback efetivo?

Após entender a importância e a necessidade, vamos destacar as melhores dicas para praticar e dar um feedback efetivo para os liderados.

Deixe claro que você está dando um feedback

Antes de mais nada, é importante deixar claro para a pessoa que se trata de um feedback para que ela se sinta confortável em receber a mensagem.

Muitas vezes, uma pessoa que não sabe o que é um feedback pode entender que está apenas sofrendo uma repreensão e não entende os objetivos da conversa.

Por isso, é importante destacar, e se possível explicar de maneira indireta, que se trata de um feedback.

Até porque, com isso, minimiza as chances de haver um desentendimento da outra pessoa e haver retaliação negativa da parte dela.

Dessa forma, cria-se um ambiente propício para conversar sobre o que pode ser aprimorado ou destacar as melhores qualidades que o colaborador possui.

Escolha o momento ideal para dar o feedback

Para que o feedback seja efetivo e tenha os efeitos desejados, não basta somente pensar no que falar, mas quando falar.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ele não deve ser realizado em qualquer momento para ser o mais rápido possível.

Antes disso, deve ser pensado e realizado em um momento que o colaborador esteja com bom controle emocional e ideal para receber uma crítica.

Isso faz com que não haja brigas e desavenças durante a conversa e o objetivo de melhorar não possua o efeito inverso. Afinal, a pior coisa que pode ser feita é criticar quem está mal ou passando por um dia ruim, e esse não deve ser o papel do líder.

Portanto, escolher o momento ideal para dar o feedback é crucial para desenvolver um ambiente agradável e orientado para o crescimento das pessoas.

Não misture o profissional com o emocional

Da mesma maneira que o liderado deve estar em um bom momento para receber o feedback, é indispensável que o líder também esteja.

Caso contrário, corre-se o risco do líder misturar as emoções e descontar a energia negativa em cima do liderado que com certeza não tem culpa.

Afinal, todos passamos por dias ruins e isso é comum. No entanto, dar um feedback quando as coisas não estão boas não será benéfico e prejudicará os resultados esperados.

Além disso, pode iniciar um conflito desnecessário e seria uma grande desvantagem para o ambiente profissional.

Por isso, escolher a melhor hora para ambos e preparar um ambiente adequado é crucial para ter uma conversa agradável e rentável para a equipe.

Comece o feedback efetivo pelo positivo

Em seguida, a melhor forma de começar um feedback é exaltando as qualidades e as partes positivas da outra pessoa.

Quando inicia-se a conversa debatendo as fraquezas da outra parte, isso afeta o emocional da pessoa e nada que virá após isso será de valor para ela.

Uma vez que a pessoa já está sendo pressionada e repreendida logo no inicio da conversa, isso irá criar sentimentos ruins e a pessoa vai subestimar a própria capacidade. Dessa forma, pode prejudicar a autoestima e a autoconfiança que a pessoa possui e vai deteriorar seu desenvolvimento.

Por outro lado, começar um feedback exaltando as partes positivas faz com que o colaborador se sinta valorizado e reconhecido por suas qualidades. Assim, mesmo recebendo uma crítica ao final, se sentirá respeitado e admirado por seu profissionalismo e pelo que agrega na organização.

Seja específico

Embora o feedback seja uma conversa individual, não se trata de uma reunião. A outra parte deve ter clareza do que está sendo transmitido para absorver toda a mensagem e transformar em atributos positivos posteriormente.

Por isso, um feedback eficiente deve ser rápido, sucinto e lidar apenas com as questões que são importantes para o dia a dia no ambiente profissional.

O risco de não tratar apenas os pontos cruciais é que, após uma longa conversa, o liderado esqueça o objetivo inicial e tenha que processar informações paralelas.

Embora longas conversas sejam importantes pois podem abrir portas para sugestões e novas ideias, o feedback deve ser uma conversa à parte pois visa unicamente o desenvolvimento do colaborador.

Em vista disso, é necessário ter clareza do objetivo que o líder quer alcançar com o feedback e transmitir exatamente o necessário para o liderado, agregando valor e desenvolvendo seu lado profissional.

Demonstre os impactos

Uma forma importante de transmitir a ideia para outra pessoa é fazer ela entender os impactos positivos e negativos de uma situação.

Ou seja, comunicar como os pontos positivos impactam em diferentes cenários da organização é uma forma eficiente de fazer o liderado entender o objetivo e o resultado esperado.

Da mesma forma pode funcionar com as imperfeições. Transformar os pontos negativos em cenários hipotéticos e como podem prejudicar a organização também faz com que as ideias sejam claras.

Portanto, estar ciente dos impactos positivos e negativos de uma característica alinha os objetivos e transmite de forma saudável e eficiente o necessário para o desenvolvimento do ambiente de trabalho.

Certifique-se que haja um plano de ação

Para que a conversa tenha valor e seja um feedback eficiente, é preciso ter clareza sobre o plano de ação e as atitudes tomadas a seguir. Afinal, de nada adianta um planejamento sem um plano de ação.

Para isso, é necessário formalizar as medidas e as ações que contribuirão para alcançar as novas metas definidas.

Dessa forma, o alinhamento das expectativas e das novas atitudes contribuirão com as mudanças necessárias e garantirão que o feedback seja eficiente e os objetivos alcançados.

Tenha o desejo sincero de contribuir

As pessoas sentem quando estamos sendo sinceros e queremos o melhor para elas, e de um líder para um liderado não é diferente.

Quando agimos com transparência, nossa sinceridade é explicita nas palavras, nos gestos, na empatia e no cuidado com o outro.

Isto significa que, quando não há sinceridade e verdade na mensagem transmitida, é nítido para a outra pessoa e o feedback perde todo seu valor.

Portanto, a melhor forma de provocar mudança é através do desejo ardente de ajudar e contribuir com o crescimento do próximo e , consequentemente, no desenvolvimento profissional e pessoal de cada um.

O modelo de feedback eficiente IDEA

Uma forma simples e muito utilizada para planejar um feedback é utilizando o modelo IDEA (identify, describe, encourage and agree).

Ele consiste em dividir o feedback em quatro etapas essenciais e que auxiliarão na criação de um feedback eficiente e voltado para os resultados.

  • Identify (identificar): identificar especificamente a situação que requer o feedback;
  • Describe (descrever): descrever os impactos causados pelas atitudes;
  • Encourage (encorajar): encorajar a mudança ou a continuação da atitude;
  • Agree (aceitar): acordar e alinhar os termos e as expectativas definidas como metas, com objetivos e prazos bem específicos.

Sendo assim, podemos destacar que o feedback é uma ferramenta necessária e uma das principais causas do sucesso ou do fracasso de uma equipe.

Cultivar e dar bons feedbacks tornam as pessoas profissionais melhores e farão com que a energia esteja alinhada com os objetivos e o propósito da organização.

Desta maneira, a inspiração em ajudar, tratar e contribuir para o crescimento dos liderados é importante e estratégica para fomentar uma boa gestão, um bom ambiente de trabalho e consequentemente garantir um bom feedback eficiente.